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9 vantagens de ter uma loja virtual mesmo que você venda pelas redes sociais

Facebook, Instagram, WhatsApp – é comum que esses canais, criados para a interação pessoal, sejam utilizados no universo comercial como suporte de vendas de produtos.

A estratégia até rende bons resultados, porém, investir em uma plataforma de e-commerce é um passo que pode mudar totalmente a “cara” de uma empresa, profissionalizando o atendimento e fazendo-a crescer.

“É muito importante o empreendedor investir em uma plataforma de e-commerce. Nela, o potencial de criar e personalizar sua loja é infinitamente maior do que em uma mídia social”.

A gama de ferramentas e recursos oferecidos pelas plataformas de lojas virtuais traz praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista, que tem toda a sua operação facilitada e organizada de forma automática, o que não acontece em negociações nas redes sociais.

“Como saber o número do pedido daquela pessoa? Um mês após a compra, como você vai buscar a informação daquele cliente para enviar um e-mail marketing? Como saber se o cliente já comprou mais de uma vez? Então, se você quer trabalhar de forma profissional precisa de uma plataforma”.

Além disso, redes sociais estão constantemente passando por mudanças, tendo novas funções acrescentadas ou desativadas, o que pode influenciar na dinâmica de vendas.

Ainda não está convencido da importância de um sistema de e-commerce?

1.     Mais profissionalismo e segurança

Comprar pela internet não inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. O e-commerce conquistou o consumidor e tem um espaço no mercado muito bem consolidado, mérito de lojas virtuais bem estruturadas.

Pouco importa o porte do negócio – quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre acontece em uma transação via rede social.

2.     Vendas a qualquer dia e horário

Para Erika Lisboa, especialista em Negócios e professora do UniCEUB, a plataforma de e-commerce oferece independência ao consumidor. “O cliente se beneficia com a maior comodidade de poder fazer uma compra 24 horas por dia sem depender de um vendedor”, explica.

Se esse é um grande atrativo para o consumidor, também é uma grande vantagem para o lojista, que pode vender seus produtos mesmo quando não está online nas redes sociais.

4.     Maior praticidade no processamento de pedidos

A loja virtual não só promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um controle cuidadoso de cada pedido. A gestão de vendas com o auxílio de uma plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada.

Todas as etapas do processamento do pedido são registradas e as informações são acessíveis e detalhadas. Dessa forma, a segurança da transação é garantida tanto para o consumidor quanto para o lojista.

“Quando um consumidor entra em contato para obter informações sobre o pedido, basta entrar na plataforma e você terá todo o histórico: dia da emissão da nota fiscal e o dia em que ele foi postado. Quando você não tem isso, o risco de esquecer o pedido de um cliente é muito grande”.

 

5.     Possibilidade de comunicação eficiente por e-mail

Graças aos registros de atividades e às informações que os clientes fornecem no momento do cadastro na loja, é possível construir uma eficiente estratégia de comunicação por e-mail.

Além disso, a loja virtual pode trabalhar as potencialidades do e-mail marketing – enviando ofertas, divulgando novidades em produtos, montando uma newsletter – e criar um relacionamento próximo e direto com cada cliente.

6.     Maior visibilidade dos produtos

A loja virtual funciona como uma espécie de vitrine na qual o consumidor pode encontrar todos os produtos do estoque. A localização dos itens é facilitada pela existência de recursos próprios das plataformas de venda como ferramenta de busca, páginas específicas por tipo de produto, filtros por faixa de preço ou categoria.

Diferentemente das redes sociais, nas quais informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens, as lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação.

7.     Ferramentas integradas

As plataformas costumam contar com algumas integrações que facilitam tanto a vida dos lojistas como a dos clientes. A loja virtual , por exemplo, vem integrada ao PagSeguro, Mercado Livre, Correios e à plataforma de vendas do Facebook.

“Ferramentas como meio de pagamento e sistema de frete (que já calcula e entrega o preço do frete adequado) são essenciais para começar a vender”.

Ter todas essas informações à mão e sem a necessidade de perguntar a um vendedor, como aconteceria nas redes sociais, é algo que pode fazer toda a diferença para o consumidor.

8.     Facilidade na implantação de ações promocionais

É fato que criar ofertas e ações promocionais é importante para aumentar o volume de vendas, fazer crescer o tíquete médio de compras, divulgar a marca e conquistar novos clientes.

Você também pode, de maneira simples, diminuir o preço de um produto apenas por um período determinado, o que elimina o risco de acabar confundindo o consumidor, algo que pode não acontecer com tanta fluidez nas redes sociais.

9.     Possibilidade de investir em SEO

As técnicas de SEO são uma das mais importantes áreas de um e-commerce. Afinal, quem não sonha em aparecer entre os primeiros resultados do Google?

“O SEO acaba tendo sempre uma taxa de conversão maior que o CPC. Aparecer entre os primeiros da busca orgânica pode ser o destaque que o lojista precisa para crescer”.

Como a loja virtual pode ser otimizada para os sites de busca, ela se torna a principal porta de entrada da marca. Isso faz com que seja por meio dela que todos os canais em que a empresa está presente sejam divulgados – inclusive as redes sociais.

Na loja virtual, o empreendedor  aproveita para divulgar os canais da marca: Facebook, Instagram, telefone e endereço da loja física. É, também, um espaço em que a história da empresa pode ser encontrada pelos consumidores, algo que não pode ser disponibilizado de forma fixa nas redes sociais.

Embora as opções sejam muitas, é preciso ficar atento na hora de escolher a plataforma para garantir que está apostando em algo que pode oferecer os recursos desejados.

“O empreendedor que optar pela contratação de uma plataforma deve analisar se esta atenderá a sua necessidade, às suas expectativas e se é uma plataforma segura”.

Convencido da importância da loja virtual? Então, não perca tempo e crie sua loja virtual com a ART COMUNICAÇÃO!

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