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Eventos como estratégia de marketing de seu negócio

Eventos como estratégia de marketing  de seu negócio

Eventos como estratégia de marketing podem ser usados como ferramenta para o que hoje chamamos de “conversa com a marca”, além de buzz de mídia, nos termos mais antigos. Sua organização pode se beneficiar ganhando credibilidade, reputação ou awareness de marca, nos termos mais intangíveis.
De métricas mais palpáveis, você pode usar um evento para converter seus participantes em clientes, por meio da venda de produtos ou serviços, ou incitando eles a tomarem alguma ação pós-evento, como participar de uma outra atividade, falar de sua oferta ou comprar um produto.

Se você está lendo isso, provavelmente você pensou em usar eventos como estratégia de marketing e tenha um objetivo em mente e já queira utilizar eventos para alcançar esse dito objetivo.

Um evento nunca é um fim em si mesmo.

O que isso quer dizer? Ninguém vai em um evento porque quer participar do evento em si. Ele vai porque existe uma tarefa a ser realizada. Pense sempre nisto: qual é a tarefa que eu quero ajudar meu público alvo a cumprir? Por exemplo: você tem como público alvo estudantes universitários. Uma tarefa que sabidamente é conhecida desse público é a de conseguir emprego. Portanto, você pode organizar um evento de ofertas de trabalho, ou de empregabilidade, ou como construir carreira uma vez dentro da empresa, entre outros. Os participantes não irão ao evento por causa do evento em si, mas porque eles esperam obter algo após o evento. Isso sempre é válido. Embora seja algo que pareça óbvio, uma vez que você tenha incorporado isso ao planejamento estratégico do seu evento, haverá uma mudança de atitude em relação a como você o apresenta e trata cada parte dele.

Como coordenar seus objetivos com os do seu público.

Hoje, ao pensar em eventos como estratégia de marketing, direcione eles como uma força educacional para engajar pessoas em torno de assuntos que elas não necessariamente dedicam tempo diariamente para discutir. Pode ver: é difícil você participar de um evento (pelo menos pela temática) se é de um assunto do teu total domínio e que você já tem acesso.

Para que você obtenha sucesso com eventos como estratégia de marketing, é bom que o conteúdo seja relevante para sua audiência. Ele tem que ter algum senso de novidade (últimas tecnologias ou lançamentos), ou de ponta de conhecimento (descobertas, melhores práticas, inovações no uso ou na forma de fazer, aplicações em áreas diferentes), ou de expertise (cases de sucesso, pessoas bem-sucedidas na área ou debates com diferentes pontos de vista). Você pode combinar essas classes de eventos entre si, sem sombra de dúvidas. Quando o propósito do seu evento não é conteúdo, como premiações e eventos de networking, as pessoas aparecem por outros motivos. Você pode fazer um evento de conteúdo com pretexto para trocas de cartões de cartões acontecerem, por exemplo.

Comece a ver eventos como estratégia de marketing, não somente como encontros.

Assim, você pensa no orçamento como investimento, estabelece metas e ainda se preocupa com a atratividade deles. Quando foi a última vez que você viu sua campanha de promoção como um custo? Nunca, né?

Sua opinião é muito importante!