
Marketing x Comunicação
A palavra marketing significa “estudo do mercado”. Trata-se de um processo gerencial que tem como objetivo satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores a partir de quatro pilares básicos que interferem diretamente nos resultados obtidos pelo marketing de uma empresa. São eles: produto, preço, praça e promoção.
O produto diz respeito a aquilo que a empresa disponibiliza ao mercado, seja em forma de bens tangíveis ou prestação de serviço. O preço se refere ao valor que o cliente está disposto a pagar pelo produto, enquanto a praça são os locais em que o produto é disponibilizado para venda. A promoção, por fim, é o conjunto de estratégias que agregam valor ao produto —como marca e benefícios.
A comunicação, por sua vez, está relacionada à maneira como o produto será trabalhado, promovido e disponibilizado ao mercado para atingir o consumidor final. Para isso são utilizados diversos recursos e ferramentas como promoções, merchandising, propaganda e publicidade.
Em uma empresa, por exemplo, isso funciona da seguinte forma: enquanto o marketing da organização está focado em desenvolver e aperfeiçoar o produto ou serviço oferecido ao mercado (características, peso, cor, espessura, preço, vantagens e locais de venda), a comunicação está relacionada às táticas de comunicação que serão usadas para divulgá-lo no mercado (campanhas publicitárias, outdoor, rádio, TV, internet, redes sociais, landing pages, comércio eletrônico, e-mail marketing, entre outros canais).
Compreender esses dois conceitos é essencial para o sucesso de uma empresa, sendo que um não existe sem outro: só existe marketing se houver um produto a ser vendido, e só existe venda se houver uma comunicação assertiva que estimule o desejo de compra no cliente final.