
Não é segredo para ninguém que é preciso investir no marketing para alcançar novos mercados, atingir o público com mais eficiência e fazer empresas crescerem ainda mais. É através dessa ferramenta, e de muito planejamento, que as vendas podem aumentar e a marca se tornar muito conhecida.
No entanto, muitos confundem o termo marketing com comunicação. Apesar dessas ações serem bem parecidas, elas têm funções diferentes e contribuem de maneiras distintas no crescimento de uma empresa ou organização.
Se você tem curiosidade sobre os termos e quer saber a diferença entre eles, continue conosco!
Marketing
Esse nome vem de um termo da língua inglesa: ‘market’, que significa mercado. O marketing é o estudo do mercado e das ações ou estratégias que podem gerar resultados diferentes às marcas e empresas.
Sabemos que o mercado tem uma necessidade principal: gerar lucro. Dentro desse contexto, o marketing é responsável por estudar e prover as melhores estratégias para essa finalidade. Isso envolve várias questões: o público-alvo, o estudo do comportamento dos consumidores, muita pesquisa… Tudo isso precisa ser analisado com cuidado e de acordo com cada empresa, para gerar bons planos de ação e gerar resultados positivos.
O marketing é regido por quatro P’s: preço, praça, produto e promoção. Por esse motivo, os profissionais da área estão presentes em diversos processos que envolvem o desenvolvimento e distribuição da mercadoria: participam do desenvolvimento, das etapas de precificação, escolhem os locais em que serão vendidos, a logística e divulgação, tudo isso de acordo com suas estratégias.
Comunicação
No âmbito empresarial, a comunicação está dentro do marketing e faz parte do escopo de promoção. Ela está diretamente ligada ao relacionamento com o cliente e a forma com que o produto será apresentado ao público.
A comunicação pode usar diversas ferramentas para isso, mas a principal delas é a publicidade e propaganda e por meio dela os profissionais também podem analisar o produto e as melhores maneiras de apresentá-lo ao público, de acordo com as suas características e planos desenvolvidos pelo marketing.
Isso pode ser feito através de ações offline como comerciais de televisão, spots e jingles no rádio, outdoors, panfletos ou até mesmo online, através das redes sociais, sites, mecanismos de busca, e-mail marketing e outros meios.
Marketing x Comunicação
Através dessas definições é possível perceber que o marketing é uma atividade fundamental e que engloba diversos conhecimentos e estudos com base no mercado em que a empresa, marca ou produto se insere. Já a comunicação, é uma ferramenta do marketing usada na divulgação e promoção desse produto ou serviço, junto ao seu público-alvo e futuros clientes.
Qual dos dois escolher?
É importantíssimo que as duas técnicas sejam utilizadas juntas para o bom andamento da sua empresa. Com o marketing, será feita a análise do mercado em suas diferentes vertentes, o que vai ajudar muito no planejamento e desenvolvimento do produto. Enquanto isso, a comunicação será fundamental na hora de propagar e criar relacionamento com o cliente.
Essas duas atividades são muito importantes para qualquer empresa se manter firme no mercado e alcançar sucesso.