WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?

This is the default blog title

This is the default blog subtitle.

Qual a diferença entre comunicação e marketing?

Qual a diferença entre comunicação e marketing?

Não é segredo para ninguém que é preciso investir no marketing para alcançar novos mercados, atingir o público com mais eficiência e fazer empresas crescerem ainda mais. É através dessa ferramenta, e de muito planejamento, que as vendas podem aumentar e a marca se tornar muito conhecida.

No entanto, muitos confundem o termo marketing com comunicação. Apesar dessas ações serem bem parecidas, elas têm funções diferentes e contribuem de maneiras distintas no crescimento de uma empresa ou organização.

Se você tem curiosidade sobre os termos e quer saber a diferença entre eles, continue conosco!

Marketing

Esse nome vem de um termo da língua inglesa: ‘market’, que significa mercado. O marketing é o estudo do mercado e das ações ou estratégias que podem gerar resultados diferentes às marcas e empresas.

Sabemos que o mercado tem uma necessidade principal: gerar lucro. Dentro desse contexto, o marketing é responsável por estudar e prover as melhores estratégias para essa finalidade. Isso envolve várias questões: o público-alvo, o estudo do comportamento dos consumidores, muita pesquisa… Tudo isso precisa ser analisado com cuidado e de acordo com cada empresa, para gerar bons planos de ação e gerar resultados positivos.

O marketing é regido por quatro P’s: preço, praça, produto e promoção. Por esse motivo, os profissionais da área estão presentes em diversos processos que envolvem o desenvolvimento e distribuição da mercadoria: participam do desenvolvimento, das etapas de precificação, escolhem os locais em que serão vendidos, a logística e divulgação, tudo isso de acordo com suas estratégias.

Comunicação

No âmbito empresarial, a comunicação está dentro do marketing e faz parte do escopo de promoção. Ela está diretamente ligada ao relacionamento com o cliente e a forma com que o produto será apresentado ao público.

A comunicação pode usar diversas ferramentas para isso, mas a principal delas é a publicidade e propaganda e por meio dela os profissionais também podem analisar o produto e as melhores maneiras de apresentá-lo ao público, de acordo com as suas características e planos desenvolvidos pelo marketing.

Isso pode ser feito através de ações offline como comerciais de televisão, spots e jingles no rádio, outdoors, panfletos ou até mesmo online, através das redes sociais, sites, mecanismos de busca, e-mail marketing e outros meios.

Marketing x Comunicação

Através dessas definições é possível perceber que o marketing é uma atividade fundamental e que engloba diversos conhecimentos e estudos com base no mercado em que a empresa, marca ou produto se insere. Já a comunicação, é uma ferramenta do marketing usada na divulgação e promoção desse produto ou serviço, junto ao seu público-alvo e futuros clientes.

Qual dos dois escolher?

É importantíssimo que as duas técnicas sejam utilizadas juntas para o bom andamento da sua empresa. Com o marketing, será feita a análise do mercado em suas diferentes vertentes, o que vai ajudar muito no planejamento e desenvolvimento do produto. Enquanto isso, a comunicação será fundamental na hora de propagar e criar relacionamento com o cliente.

Essas duas atividades são muito importantes para qualquer empresa se manter firme no mercado e alcançar sucesso.

Sua opinião é muito importante!