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Como fazer um bom texto

Como fazer um bom texto

Ainda na pauta de conteúdo para redes sociais, vamos dar dicas de como escrever os textos para postagens.

1. PESQUISE MUITO ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER

Conhecendo bem sua persona, você já sabe o que ela se interessa. Vá em busca desse tipo de conteúdo em vários sites na internet. Não se canse de pesquisar, é isso que faz a diferença no seu conteúdo.

Se você já é autoridade no assunto, perfeito! Se ainda não é, entre em contato com profissionais para que eles deem entrevistas para você.

2. ANALISE PALAVRAS-CHAVE RELEVANTES

Muitas vezes, uma palavra faz toda a diferença. Tanto na forma como o seu público vai receber a mensagem quanto em como o Google pode posicionar o seu texto, devido à relevância do termo.

Use ferramentas como o SEMrush, o Google Trends e o MOZ – Keyword Explorer para pesquisar esses termos. Sem dúvidas, você vai aprender quais expressões são mais relevantes e se destacar na internet.

3. PLANEJE BEM O TÍTULO DO CONTEÚDO

Ele precisa ser curto, ter as palavras-chave principais e passar a ideia do que o texto trata. Não entregue todo o ouro no título, mas também não faça um genérico demais.

4. ANTES DE COMEÇAR A ESCREVER, MONTE UM “ESQUELETO” DO SEU TEXTO

Nunca, jamais, comece a escrever um texto como se não houvesse amanhã. Você precisa planejar e executar tudo com precisão.

Monte uma estrutura, como se fosse um esqueleto mesmo, com os tópicos que você deseja abordar.

Após a primeira estruturação, leia esse modelo e veja quais temas combinam. Dessa forma, você identifica se assuntos que podem ser usados como “ganchos” aparecem fora de ordem – e pode reorganizá-los.

5. CONQUISTE SEU LEITOR JÁ NO PRIMEIRO PARÁGRAFO

O pulo do gato é prender a atenção do seu leitor nas primeiras frases. A sua introdução precisa ser chamativa e informativa, mas sem entregar todo o ouro do texto.

Você pode começar uma produção fazendo alguma pergunta, citando alguma situação que o leitor está vivenciando e, com seu texto, solucionar esse problema.

6. BOLE FRASES CURTAS E PARÁGRAFOS ENXUTOS

Frases muito longas, mesmo que tenham boa pontuação, são cansativas. O ideal é produzir um texto com frases curtas, para que o leitor absorva bem o que está lendo.

Atrelado a isso, elaborar parágrafos curtos TAMBÉM é extremamente importante. Pense em ter parágrafos de 3 a 4 linhas no ar.

Os parágrafos curtos são mais atraentes para o leitor. Se alguém se depara com um “blocão de texto”, inconscientemente, essa pessoa já cria resistência ao seu texto – e não vai querer ler!

Outro artifício usado para chamar a atenção dos leitores é usar bullets, os marcadores de bolinha. É automático: quando uma pessoa vê uma lista de bolinhas, isso chama a atenção dela. Quer saber por quê?

O texto fica mais organizado;
Você consegue passar a informação de maneira enxuta;
Os bullets fazem uma quebra na leitura;
É como se você entregasse um conteúdo mastigado;

7. A LEITURA DO TEXTO DEVE FLUIR

É claro que você deve focar nas palavras-chave e técnicas de SEO para escrever um texto. Mas não deixe o texto chato e repetitivo. Uma dica que podemos te dar é: leia o texto em voz alta.

Essa é uma técnica muito boa para você identificar frases estranhas, trechos do texto que ficaram truncados ou sem sentido. Se durante a leitura em voz alta você se embananar, algum ajuste será necessário.

8. FECHE SEU TEXTO COM CHAMADAS PARA AÇÃO

Assim como comentamos anteriormente, as chamadas para ação são importantes para você indicar algo para o leitor. Finalize seus textos dessa maneira sempre que possível!

9. TERMINOU O TEXTO? ESPERE PELO MENOS 30 MINUTOS E, SÓ ENTÃO, REVISE-O

Todo texto precisa ser revisado com carinho e essa é a dica mais importante sobre revisão que podemos te dar. Quando você escreve um texto e, logo em seguida, já tenta revisá-lo, é natural que você “leia o que achou que escreveu”… Hã? É isso mesmo!

O texto original está ainda tão fresco na sua mente que você não observa algum erro que tenha cometido. Você vai ler o texto achando que a palavra (que está faltando) aparece ali. Porque: na sua cabeça era para você ter escrito aquilo… Mas não fez.

Então, a dica de ouro é: desligue-se do texto antes da revisão. Termine sua produção, salve o texto e feche o arquivo. Dê uma pausa e só depois volte para revisá-lo – antes de postar! Você vai se desprender do conteúdo e os possíveis erros de digitação e concordância vão saltar aos seus olhos.

Sua opinião é muito importante!