
Muitas vezes, deixamos de lado a identidade visual por acreditarmos que o Design é supérfluo, responsável apenas por tornar as coisas mais “bonitas”.
Quando na verdade o design é um elemento essencial para criar um diálogo com o seu público-alvo, gerar reconhecimento e identificação com o seu produto.
Além de ser responsável por aspectos técnicos que tornam a publicação ou qualquer peça gráfica mais agradável à leitura, direcionando-a de forma mais clara e intuitiva.
Utilize suas personas: As pessoas tendem a se identificar visualmente com produtos, por isso é tão importante investir na apresentação da mesma forma que nos preocupamos com a qualidade.
A medida que você conhece bem a sua persona, e que o seu produto pertence a um nicho bem específico, saber identificar se uma peça gráfica está ou não adequada para o seu público-alvo, se torna um processo natural.
Pesquise por referências: Tire fotos de produtos, embalagens e outras peças gráficas, virtuais ou físicas, que estejam relacionadas com o seu produto e com o seu público-alvo.
Esse exercício de observação por si só, já te oferece um acervo muito bom de cores, formas, estilo de fotografias e fontes que você pode aplicar na sua página, para torná-la mais atrativa para o seu lead.
Seja coerente: Se você é um produtor que acabou de criar um ebook ou videoaulas, por exemplo, é provável que você já tenha um conjunto de elementos visuais no próprio produto!
Utilize esses elementos para criar anúncios, página de vendas e outros produtos que sejam coerentes que a sua proposta inicial.
Isso é importante, pois a coerência visual aumenta a confiabilidade de seus anúncios em relação ao produto.
Seja original em sua abordagem: Evite clichês, tente ser original, e pense em formas de se comunicar com seu público que seus concorrentes nunca utilizaram.
Use filtros e ilustrações, edite (mesmo que minimamente) as imagens que for utilizar nos seus anúncios e em sua página de venda.
E teste!
Faça testes A/B sempre que um anúncio não está tendo um bom desempenho ou quando a sua página de vendas estiver convertendo abaixo do esperado.
O design é seu aliado
Apesar de não ser o único fator que influencia na decisão de compra, o design é muito importante para o marketing digital.
Ele e a copy são os elementos que traduzem o que é o seu produto, além de promoverem o diálogo entre o produtor ou afiliado e o consumidor.
Quando você cria uma identidade visual e de texto coerentes, sua campanha se torna mais efetiva, poupando refações e custos desnecessários.