
Não importa qual seja o seu negócio; a escolha das cores é uma etapa imprescindível no processo de criação da identidade visual. Além de agradar aos olhos, as cores precisam criar estados de espírito, transmitir sentimentos. É preciso compreender seus atributos e utilizá-las com cuidado para atrair clientes ao invés de repeli-los.
Mas afinal, qual cor usar? Perguntas como estas podem te ajudar a fazer a escolha certeira:
Quais são o segmento da marca e o público-alvo?
O que quero transmitir aos consumidores?
Vermelho
Emoção: Força, Energia, Paixão, Coragem.
Mercado: Entretenimento, Comida, Esporte.
Uso no marketing: estimular o apetite; captar a atenção; senso de urgência; confiança e energia.
Exemplos: Virgin, Coca-Cola, Nintendo.
Amarelo
Emoção: Alegria, Intelecto, Energia, Espontaneidade.
Mercado: Produtos infantis, Lazer, Comida.
Uso no marketing: otimismo e espontaneidade; estimular pensamento criativo; capturar a atenção.
Exemplos: Mc Donald’s, Best Buy, Hertz.
Azul
Emoção: Confiança, Segurança, Responsabilidade, Espiritualidade.
Mercado: Finanças, Tecnologia, Saúde, Negócios corporativos.
Uso no marketing: estimular produtividade; precisão em tecnologia; estabilidade e confiança.
Exemplos: Ford, Dell, General Electric (GE).
Laranja:
Emoção: Entusiasmo, Fascinação, Felicidade, Força.
Mercado: Alimentos, Produtos infantis, Entretenimento.
Uso no marketing: diversão; estimular a atividade cerebral; criar call-to-action.
Exemplos: Nickelodeon, SoundClound, Amazon.
Verde
Emoção: Saúde, Frescor, Serenidade.
Mercado: Meio ambiente, Bem-estar, Educação.
Uso no marketing: marcas “ricas”; ambientes relaxantes; consciência ecológica.
Exemplos: Starbucks, Lacoste, Mundo Verde.
Roxo
Emoção: Mistério, Sabedoria, Respeito, Criatividade.
Mercado: Produtos especiais, Entretenimento, Beleza
Uso no marketing: produtos de beleza e anti-idade; estimula criatividade, inteligência e imaginação.
Exemplos: Yahoo, Hallmark, Wonka.
Branco
Emoção: Pureza, Limpeza, Simplicidade, Perfeição.
Mercado: Saúde, Luxo, Tecnologia
Uso no marketing: simplicidade em tecnologia; baixo valor calórico; força e sofisticação.
Exemplos: Apple, Adidas, Nike.
Preto
Emoção: Glamour, Sofisticação, Poder, Exclusividade.
Mercado: Grifes, Carros de luxo, Tecnologia.
Uso no marketing: autoridade; atemporalidade; nobreza e distinção.
Exemplos: Chanel, Dior, Swarovski.